segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O projecto Solar Impulse foi fundado em 2003, por Bertrand Piccard e André Borschberg.

Tem como desafios a construção de um avião capaz de voar de dia e de noite, com um piloto a bordo, movido unicamente por energia solar. E posteriormente dar a volta ao mundo em cinco etapas com este avião.

Um outro objectivo é mostrar as potencialidades das energias renováveis e incentivar o seu uso.

Para além disto, actualmente, a Solar Impulse tornou-se numa janela aberta para as tecnologias do futuro, através do melhoramento e criação de equipamentos inovadores e mais eficientes.

As empresas, organizações e indivíduos interessados em associar-se aos valores essenciais transmitidos pelo projecto têm quatro maneiras de participar:

Ò Programa Angel;

Ò Parcerias;

Ò Fundação Solar Impulse;

Ò Programa de apoiadores - lançado quando a aeronave foi apresentada pela primeira vez ao público em 26 de Junho de 2009. É especificamente destinado a particulares e organizações sem fins lucrativos. Estes podem adoptar uma célula fotovoltaica, visitar a base aérea Payerne e ter o seu nome escrito na fuselagem da aeronave. Cada célula custa 135€.

Etapas do projecto:

Ò 2003 - Estudo de viabilidade da Escola Politécnica de Lausanne.

Ò 28 de Novembro de 2003 - Anúncio do projecto.

Ò 2004/2006 - Desenvolvimento do conceito.

Ò 2007/2009 - Projecto e fabricação do protótipo.

Ò 2010 - Realização de teste de voos e primeiro voo nocturno com o protótipo.

Ò 2011 - Construção do avião.

Ò 2012 - Realização de uma travessia ao oceano Atlântico.

Ò 2013 - Realização da volta ao mundo em cinco etapas.

Ficha técnica do protótipo:

Ò Envergadura: 63,40 m.

Ò Comprimento: 21,85 m.

Ò Altura: 6,40 m.

Ò Peso: 1600 kg.

Ò Altitude máxima de voo: 8500 m.

Ò Motores: quatro motores eléctricos de 10 hp.

Ò Número de células solares: 11628 (10748 sobre as asas, 880 sobre o estabilizador horizontal).

Ò Área total de células solares: 200 m2.

Nunca se esqueçam:

“Tudo o que é impossível, continua a ser alcançado.”

Jules Verme

Sites sugeridos:

  • http://www.solarimpulse.com/
  • http://www.swissinfo.ch/por/especiais/a_suica_dos_recordes/videos/Solar_Impulse.html?cid=8629490 (Vídeo)

JORNADAS DA FAIA BRAVA - 8 a 12 de Dezembro Figueira de Castelo Rodrigo

A 6 de Junho de 2010 a Associação Transumância e Natureza completou 10 anos de existência. Esse foi o período que levou a formar um projecto que inicialmente era dedicado à salvaguarda de duas aves (o Britango e a Águia de Bonelli), mas cujos objectivos evoluíram progressivamente, para a conservação de uma porção mais abrangente de biodiversidade dentro do que poderá vir a ser a primeira “reserva” natural privada de Portugal. Denominámos essa área, e o projecto, por Faia Brava, usando a toponímia de um dos locais mais remotos e inacessíveis desta região. Foi dentro deste espaço que temos procurado desenvolver uma estratégia de valorização ecológica que se baseia em acções de restauração dos habitats naturais.

Outro pressuposto intrínseco deste projecto relaciona-se com o seu carácter privado sem fins lucrativos. Apesar de nos primeiros anos ter estado reservado a um círculo restrito de naturalistas, entretanto cresceu e assume-se cada vez mais como uma iniciativa da sociedade civil, cujos dividendos são os ganhos em biodiversidade que se destinam a um usufruto público.

Foi com essa perspectiva que nasceu a ideia de organizar umas Jornadas Técnicas, como forma de divulgar publicamente o conhecimento entretanto adquirido e o facto da Faia Brava ser um espaço aberto aberto para visita de todos os amantes da Natureza que quiserem vir conhecer esta área, a sua paisagem, as suas biocenoses, as acções de gestão.

Por outro lado, no ano que a Organização das Nações Unidas declarou Ano Internacional da Biodiversidade, perante a coincidência de assinalarmos a nossa primeira década, era quase uma obrigação celebrar esta iniciativa da forma mais especial que nos fosse possível, e felizmente estamos a organizar este evento.

Sejam bem-vindos à Faia Brava e às suas Jornadas Técnicas sobre Biodiversidade.

António Espinha Monteiro

Presidente da Direcção da Associação Transumância e Natureza

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que andamos à procura…

Nos dias de hoje muitos dizem que procuram a felicidade ou que tentam concretizar os seus sonhos, mas será mesmo isto o mais importante….só procuramos coisas para nós, porque não para os outros, se estivermos a ajudar outra pessoa será que não conseguimos retirar dai algo que nos torne melhores pessoas. Mas afinal o que procuramos, sucesso, amor, felicidade, sonhos… como é que isto nos torna pessoas melhores…será que todo que andamos a fazer tem algum valor afinal ou estamos num jogo em que temos de guardar o nosso segredo, porque não demonstramos o que somos o que podemos dar o que podemos fazer sem termo-nos de preocupar com o que os outros pensam, sem ter de justificar. Quando é que foi a última vez que olhamos para traz e dissemos sinto-me bem com o que fiz, não será isto o que procuramos sentir, ou será que somos como as árvores que estão a espera da primavera para florescer. Muitos de nos só pensam em acabar o curso outros em festa toda a noite, mas qual destes dois tipos se sentira melhor…os do curso que vão tentar arranjar trabalho e levar a sua vida já padronizada ou os que andam pela noite dentro em busca de algo que parecem nunca encontrar, como se diz no meio popular venha o diabo e escolha, porque não fazemos algo de diferente que os outros chamam de loucuras…