segunda-feira, 22 de novembro de 2010

JORNADAS DA FAIA BRAVA - 8 a 12 de Dezembro Figueira de Castelo Rodrigo

A 6 de Junho de 2010 a Associação Transumância e Natureza completou 10 anos de existência. Esse foi o período que levou a formar um projecto que inicialmente era dedicado à salvaguarda de duas aves (o Britango e a Águia de Bonelli), mas cujos objectivos evoluíram progressivamente, para a conservação de uma porção mais abrangente de biodiversidade dentro do que poderá vir a ser a primeira “reserva” natural privada de Portugal. Denominámos essa área, e o projecto, por Faia Brava, usando a toponímia de um dos locais mais remotos e inacessíveis desta região. Foi dentro deste espaço que temos procurado desenvolver uma estratégia de valorização ecológica que se baseia em acções de restauração dos habitats naturais.

Outro pressuposto intrínseco deste projecto relaciona-se com o seu carácter privado sem fins lucrativos. Apesar de nos primeiros anos ter estado reservado a um círculo restrito de naturalistas, entretanto cresceu e assume-se cada vez mais como uma iniciativa da sociedade civil, cujos dividendos são os ganhos em biodiversidade que se destinam a um usufruto público.

Foi com essa perspectiva que nasceu a ideia de organizar umas Jornadas Técnicas, como forma de divulgar publicamente o conhecimento entretanto adquirido e o facto da Faia Brava ser um espaço aberto aberto para visita de todos os amantes da Natureza que quiserem vir conhecer esta área, a sua paisagem, as suas biocenoses, as acções de gestão.

Por outro lado, no ano que a Organização das Nações Unidas declarou Ano Internacional da Biodiversidade, perante a coincidência de assinalarmos a nossa primeira década, era quase uma obrigação celebrar esta iniciativa da forma mais especial que nos fosse possível, e felizmente estamos a organizar este evento.

Sejam bem-vindos à Faia Brava e às suas Jornadas Técnicas sobre Biodiversidade.

António Espinha Monteiro

Presidente da Direcção da Associação Transumância e Natureza

Sem comentários:

Enviar um comentário